PRÉ ESCOLA




Nossa Metodologia
PRÉ ESCOLA
A proposta pedagógica baseada no sistema COC de ensino para crianças na pré-escola tem como objetivo principal preparar as crianças para os anos seguintes de sua escolaridade, através de atividades lúdicas e pedagógicas que estimulem seu desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional.
Para isso, algumas práticas podem ser adotadas, tais como:
Desenvolvimento da linguagem: a escola deve oferecer atividades que estimulem o desenvolvimento da linguagem das crianças, através de contação de histórias, dramatizações, jogos com palavras, músicas, entre outras atividades.
Estímulo à leitura: a escola deve incentivar a leitura desde cedo, oferecendo um acervo variado de livros infantis e realizando atividades de leitura em grupo.
Nossos Benefícios
Nosso maior objetivo é atender nossos alunos e familiares com excelência
- O Ensino Fundamental (1o ao 9o ano) é o momento inicial da formação de toda a Educação Básica. Dada a grande abrangência das faixas etárias deste período, dividimos o segmento em dois momentos, o Ensino Fundamental (Anos Iniciais) e o Ensino Fundamental (Anos Finais).
- De 6o ao 9o ano, no Ensino Fundamental (Anos Finais), iniciamos o processo de aprofundamento dos saberes, das competências de leitura e escrita e do hábito de estudos com a apresentação das disciplinas científicas e dos professores especialistas.
- Agora, finda a primeira etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os alunos passarão a ter uma grade horária robusta com a separação de professores e de disciplinas formais.
- Nosso trabalho pedagógico é intencional, por isso, passa a ser mais exigente e complexo, ano a ano. Com avaliações contínuas de todo o processo e também com avaliações finais, garantimos uma abordagem plural, desenvolvendo e avaliando nossos alunos tanto no modelo individual como em grupo, e tanto nos modelos tradicionais (formato teste e dissertativo), quanto nos colaborativos e criativos.
- Para que o futuro acadêmico seja construído e para que nossos alunos estejam preparados para todas as pressões e batalhas do Ensino Médio e dos vestibulares, gradualmente orientamos nosso trabalho para o desenvolvimento da autonomia do estudante.
- Temos o Programa Bilíngue, as aulas de Artes Plásticas e Cênicas, Educação Financeira e Socioemocional para o desenvolvimento de outras habilidades não conteudistas, mas não menos importantes.
- Nesta faixa etária, a autonomia está centrada no compromisso com as demandas escolares, na rotina organizada de estudos e materiais e, especialmente, no desenvolvimento de mais responsabilidade com o processo de aprendizado.
- Ainda é cedo para preocupar os alunos em relação aos vestibulares, mas ainda assim, sabemos, como educadores, que os resultados positivos não serão alcançados se o compromisso com o aprendizado surgir apenas no Ensino Médio. Entendemos que a rotina e a dedicação aos estudos são habilidades a serem desenvolvidas juntamente com a Escola nesta faixa etária.
- Além dos conteúdos e das avaliações, é neste momento que diversos desafios da convivência em grupo, da formação da identidade e das descobertas do mundo atingem os adolescentes de forma abrupta.
- Neste sentido, todo o nosso trabalho pedagógico está atrelado ao acompanhamento emocional de questões individuais e coletivas. A Escola da Inteligência, as aulas de Projeto de Vida (9o ano) e diversos outros projetos de acolhimento são desenvolvidos ao longo dos anos para que esses alunos sintam-se parte do ambiente escolar, possam contribuir com a convivência coletiva e social e ao mesmo tempo, individualmente, sejam resilientes e capacitados para fazerem escolhas responsáveis.
- Nossa grade horária é plural e para que haja dentro do espaço escolar todas as oportunidades de desenvolvimento das múltiplas inteligências, além dos componentes curriculares essenciais (Matemática, Língua Portuguesa, História...)
Fale conosco para mais informações
Excelência, tradição e tecnologia do ensino fundamental ao Ensino Médio!
Nosso Método de Ensino
Consideramos o processo educacional como algo dinâmico, não estático, não passívelde modelos pré-determinados garantidores de sucesso como se fossem cláusulas pétreas
Uma vez que avaliamos que o processo ensino-aprendizagem está em constante mudança. Tal mudança nos sugere a necessidade de avaliar frequentemente os sucessos alcançados pelo PPP e os objetivos não atingidos.
Dessa maneira, entendemos que a elaboração do PPP deve abarcar diferentes maneiras de ensinar e aprender, sem deixar de priorizar algumas ideologias consideradas excelentes que nortearão todo o processo de ensino.